Blog
Soluções em Serviços Elétricos em Sorriso

Entenda melhor as classes de encordoamento dos fios.

Você sabia que os condutores elétricos possuem várias classificações? Dentre elas, a que define a flexibilidade do cabo é a classe de encordoamento. Os cabos Corfio são classificados da seguinte forma quanto ao encordoamento:

A classe de encordoamento dos cabos flexíveis está relacionada com o diâmetro dos fios elementares. Quanto menor o diâmetro dos fios, maior será a classe e consequentemente maior será a flexibilidade do condutor.

A norma que especifica os tipos de encordoamento é a NBR NM 280 – Condutores de Cabos Isolados, e todas as classes desde que produzidas conforme esta norma, possuem capacidade de condução de corrente elétrica similar para uma mesma seção nominal.

A escolha da classe de encordoamento dos condutores para uma instalação é feita de acordo com o tipo da aplicação. Normalmente em instalações aéreas são utilizados cabos rígidos (classe 2) e em eletrodutos são utilizados cabos flexíveis (classe 4 ou 5). É recomendado que o dimensionamento das bitolas dos cabos deve estar conforme NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão, e sempre realizado por um profissional capacitado.